Se você já tem o hábito da leitura, ou deseja criá-lo, se prepare, pois aqui irei te convencer de que esta é, de longe, a melhor coisa que você pode fazer na sua vida.
Vivemos em um mundo dominado por redes sociais, com estímulos muito mais rápidos do que seria normal há poucos anos. Ler um livro se tornou algo raro e, ao mesmo tempo, uma tarefa que exige um esforço absurdo. Se você se sente ansioso, como se estivesse perdendo algo ao tentar ler um livro, você não está sozinho. As redes sociais desregularam totalmente o sistema de dopamina (sensação de prazer ao realizar uma tarefa) de tal modo que se uma tarefa demanda mais de 30 segundos, ela se torna uma tortura. Não é à toa que depois da popularização do Tik Tok, houve uma redução de quase 7 milhões de leitores no Brasil - 6,7 milhões, para ser mais exato. Você tem noção de que mais da metade (53%) dos brasileiros não leu ao menos uma frase de um livro?
Em um país dominado por analfabetos funcionais, se você tem três amigos, provavelmente um deles não consegue compreender textos simples (dado do Inaf), e é aí que entra um dos benefícios mais legais: ler expande o seu vocabulário, melhora a sua escrita e não te deixa ser alguém alienado sem senso crítico.
E se você quiser furar a bolha e ser um empreendedor de sucesso, a leitura, além de te permitir ter vocabulário para, no mínimo, parecer ser alguém, também estimula a criatividade e a imaginação, fundamentais para que você consiga pensar na solução de problemas e ter ideias de negócios milionários - mas por mais que a teoria seja muito bonita, a prática é fundamental!
Além dos benefícios sociais, os benefícios para a sua saúde também são visíveis. Segundo a Universidade de Sussex, ler por apenas 6 minutos pode reduzir o estresse em até 68%; reduz a chance de desenvolver Alzheimer e outras doenças cognitivas.
Ler aumenta até a empatia! Acho que já te convenci.
Começar é tão simples que eu poderia dizer que basta você pegar um livro e ler, mas irei listar algumas dicas para tornar a criação desse hábito mais simples:
Comece com pouco: 10 minutos por dia são suficientes;
Escolha temas que você gosta, não comece lendo livros antigos com palavras difíceis;
Associe a leitura a um momento fixo do dia - como depois do café ou antes de dormir;
Use Kindle ou outro e-reader se tiver vergonha de ler em público;
Não se cobre tanto, mas não deixe de se cobrar - o hábito vem com o tempo;
Deixe as emergências com os profissionais - silencie o celular;
Esteja perto de pessoas inteligentes (isso muda tudo);
Leia novamente, pesquise, faça de tudo para entender. Tenha brio!
Se você não sabe o que gosta, leia os livros recomendados pelo BlogScafé.
Sapiens - Uma breve história da humanidade
Sinta-se à vontade para compartilhar ideias e sugestões no nosso instagram ou email:
@blogscafe
blogsupercafe@gmail.com